As rotinas para portaria inteligente são uma série de procedimentos, cenários e experiências no atendimento da portaria de forma autônoma e/ou vigiada no qual se utiliza equipamentos de vigilância e controle de acesso. O fator humano da central de monitoramento e a capacitação do morador como agente de sua própria segurança tornam o sistema completo e robusto. A composição e harmonia desse conjunto forma a chamada portaria inteligente. Vamos saber como funciona na prática? Abaixo apresentaremos as rotinas, dispositivos e aplicação dos métodos para cada cenário que se apresentar no dia a dia da vida de um condomínio. Vale lembrar que o modelo apresentado está em constante desenvolvimento se adaptando as novas tecnologias e aos novos problemas que se apresentam diariamente.
Rotina de acesso do morador
Os moradores possuem acesso direto via biometria, chaveiro magnético, cartão magnético, APP QRToken e controle anti-clonagem para automóveis todos os acessos são rápidos, diretos e seguros. Embora tenhamos muitas opções de acesso sugerimos o uso do chaveiro magnético, do controle anti-clonagem e da biomentria. Destas tecnologias o acesso mais rápido é o leitor de chaveiro magnético. É um dispositivo simples, rastreável, a prova dágua, não precisa de bateria, é pequeno, elegante e nunca falha.
Rotina para recebimento de pacotes
Por incrível que pareça a rotina de recebimento de pacotes é a mais complexa das rotinas da portaria remota. Nesta rotina precisamos da colaboração do encarregado do condomínio que receberá os pacotes. Neste processo o encarregado utilizará o aplicativo para sinalizar ao morador o recebimento do pacote. A rotina possui ao todo 3 passos:
1 – Identificação
Todos os prestadores de serviço falam e identificam-se com o operador da central de monitoramento por meio do porteiro eletrônico.
2 – Recebimento
A central entra em contato com o encarregado ou pessoal de limpeza para que o mesmo receba o pacote e/ou correspondência na portaria.
3 – Notificação por APP
O porteiro ou encarregado registram o recebimento do pacote no aplicativo e o morador recebe a notificação imediatamente no seu próprio APP. Quando o morador retornar para o condomínio pode pegar sua encomenda diretamente com quem recebeu e guardou.
Rotina de acesso para visitantes e prestadores de serviços
Esta é a rotina mais preocupante pois exige atenção extra da central de monitoramento. Do momento da entrada até a saída é preciso manter a vigilância constante afim de evitar movimentação atípica dentro das dependências do condomínio. É sempre importante que os visitantes e prestadores de serviço sintam que existe vigilância ativa e que o condomínio não tenha pontos cegos que comprometam a vigilância. Essa rotina possui 3 passos:
1 – Identificação
Todos os visitantes falam e identificam-se com o operador da central de monitoramento por meio do porteiro eletrônico.
2 – Contato com o morador
Da central de operações o atendente entra em contato com o morador que estando em casa ou não autoriza ou bloqueia a entrada do visitante.
3 – Liberação de acesso
Através das câmeras o morador de seu próprio aplicativo verifica se o visitante é quem diz ser e dá a ordem de liberação para o visitante.
Pelo que entendi na portaria remota quem recebe os pacotes e cartas é o pessoal de limpeza? E como é feito contato e quem é o responsável pela entrega da encomenda?
Boa pergunta Carlos. Sim! quem recebe as cartas e os pacotes é o pessoal da limpeza, mais precisamente o encarregado. O encarregado é o responsável dentre outras coisas pelo recebimento de cartas e pacotes e de colocar as cartas na caixa de correio. Quanto aos pacotes o condomínio deve reservar o espaço da antiga guarita para guardar os pacotes até que o encarregado possa entregar para o morador direto em mãos.